Em reunião, Chefes do Executivo de Municípios da Região cobram do Governo Estadual prazo para repasse de recursos para o setor.
Sem fôlego financeiro para a saúde por falta de repasses do Governo do Estado, Prefeituras da Azonasul temem ter que fecharem hospitais, como ocorre com a Casa de Saúde de Santana da Boa Vista, onde os funcionário entraram em greve pelos atraso nos salários.
A situação crítica motivou uma reunião extraordinária da Associação na manhã desta quarta-feira (4). O pedido ao Prefeito de Pelotas e Presidente da Entidade, Eduardo Leite (PSDB), é para que o Governo Sartori estabeleça uma data e pague as dívidas.
Neste momento, os Prefeitos clamam, que desta vez tomou um tom crítico.
tentativa é de fazer um balanço do que está em risco, como fechamento de leitos, por exemplo.
Uma das preocupações, segundo relatou o Prefeito de Pedro Osório, Cesar Brito (PT), são com as cidades que prestam atendimento de baixa complexidade.
"Minha referência é Pelotas, Rio Grande...Mas é muito fácil empurrar o problema para os outros.
Vai chegar um momento que a Secretária Arita (Secretária de Saúde de Pelotas), vai atender a demanda da cidade dela", desabafou.
Brito lembra que já foi aprovado o ICMS, mas até agora as dívidas não foram quitadas. "Isso vai nos levar ao esgotamento financeiro.
O Estado tem que decidir se quer salvar a saúde ou outra coisa. Não dá mais para suportar."
*Diário Popular
0 comentários:
Postar um comentário