Rogério Moura na Sessão Plenária do dia 08 de setembro na Câmara de Vereadores comentou sobre os 100 anos da morte do Senador José Gomes Pinheiro Machado, assassinado em 8 de setembro de 1915, no Rio de Janeiro.
Pinheiro Machado era conhecido como o condestável da república. Estudou na Escola Militar e aos 15 anos abandonou o curso para lutar, como voluntario e contra a vontade paterna, na Guerra do Paraguai. Foi eleito Senador e exerceu o mandato entre 1890 até 1915, quando foi assassinado covardemente, com uma punhalada nas costas, no dia 8 de setembro.
“Hoje faz 100 anos do seu passamento, que os gaúchos e o resto do Brasil celebram, exaltando a sua memória e a sua trajetória”, destacou.
Para orgulho dos brasileiros, está inscrito na lista oficial dos Heróis da Pátria — um grande brasileiro, um Senador da República, um grande patriota, um homem que fez a diferença no seu tempo.
Rogério comentou que muitas pessoas gostam e outras não, do fato do nome do município passar de Cacimbinhas para Pinheiro Machado, o que completa 100 anos da troca no dia 30 de outubro de 2015.
Finalizando convidou a comunidade em geral para prestigiar a solenidade de lançamento do Livro A guerra de Cacimbinhas, do autor Nikão Duarte, no próximo dia 18 de setembro, às 18hs, no Plenário Walter Azambuja da Câmara Municipal.
*Blog PSB 40
0 comentários:
Postar um comentário