segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Pave 2015 avalia mais de 5,4 mil estudantes da Região

Colégio Municipal Pelotense foi um dos oito locais onde a prova foi aplicada
Avaliação pode facilitar acesso ao Ensino Superior; provas foram realizadas em oito pontos da cidade! 

Dos 5.840 estudantes de toda a região inscritos para as provas do Programa de Avaliação Escolar (Pave), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), 383 não compareceram aos exames, fixando o percentual de abstenção em 6,5%. 

As notas e a relação de aprovados na avaliação deve ser divulgada em dezembro. 

Segundo a coordenadoria de concursos da UFPel, a avaliação transcorreu sem incidentes. 

O Pave é aplicado para todos os anos do Ensino Médio e a UFPel reserva 10% de suas vagas para ingresso através do programa. Em 2015, os alunos concorrem a 413 vagas nos mais de 80 cursos da Universidade. O Colégio Municipal Pelotense foi um dos oito locais onde a prova foi aplicada. 

Por lá, mais de 1,1 mil estudantes participaram do teste, definido como tranquilo por alguns. 

É o caso da estudante de São Lourenço do Sul, Camila Xavier, 15, para quem a prova estava de acordo com o conteúdo aplicado em sala de aula. 

Apesar disso, muitos se sentiram prejudicados pelas greves e paralisações observadas em 2015. 

Para os pelotenses Jean Pierre Knepper, 15, e Amanda Kuinzen, 15, - ambos no 1º ano - o exame exigiu bem mais do que foi ensinado até agora. 

"Alguns assuntos ainda não estudamos e isso pesou um pouco", disse Knepper. 

 Mais oportunidade se do lado de dentro estudantes quebravam a cabeça para tentar resolver as questões, fora os familiares esperavam aflitos pela saída dos filhos, netos e sobrinhos, na torcida por um bom resultado. 

O casal formado pela pedagoga Simone Duarte, 42, e o pintor Eduardo Ferreira, 49, veio de Santa Vitória do Palmar para que os dois filhos - um no 1º ano e ou no 3º - pudessem participar do Pave. 

Enquanto esperavam, os dois não escondiam a ansiedade e a esperança de que a oportunidade ajudasse os jovens a obter uma vaga no Ensino Superior. 

Simone relembra a época em que estudou, quando era mais difícil entrar na faculdade. 

"Hoje é mais fácil e eles precisam aproveitar."















*Diário Popular

Anhanguera inscreve para Vestibular Solidário


As vagas são para 14 cursos presenciais e 15 cursos de Ensino a Distância nas áreas de Exatas, Humanas, Saúde e Engenharias. 

A Anhanguera de Pelotas está com inscrições abertas para o Vestibular Solidário, com 14 cursos presenciais e 15 cursos de Ensino a Distância nas áreas de Exatas, Humanas, Saúde e Engenharias. 

Destaque para os novos cursos de graduação em Engenharia de Computação e Nutrição. 

Para realizar a inscrição os candidatos devem trazer um quilo de alimento não perecível. 

Os vestibulandos podem se inscrever pelo portal www.vestibulares.br/ ou na unidade. 

Os alimentos arrecadados serão doados para a Casa Vida, entidade que apoia pacientes em tratamento de saúde por meio da promoção de serviço assistencial e social, sem fins lucrativos. 

A prova acontece nos dias 5, 12 e 19 de dezembro, das 9h às 15h. O edital completo, a lista dos cursos disponíveis e outras informações podem ser obtidas no campus ou no portal: 

www.anhanguera.com. 

Os cursos de graduação presencial disponíveis 

Administração 

Biomedicina 

Ciências Biológicas 

Direito 

Educação Física: Bacharel e Licenciatura 

Enfermagem 

Engenharias: 

de Produção, 

Mecânica, 

Civil e de Computação 

Fisioterapia 

Nutrição 

Pedagogia 

Os cursos de graduação do Ensino a Distância 

 Engenharia Civil e de Produção 

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 

Geografia 

História 

Letras 

Matemática 

Serviço Social 

Tecnólogo em Gestão Comercial 

Tecnólogo em Gestão Financeira 

Tecnólogo em Gestão Hospitalar 

Tecnólogo em Gestão Pública Tecnólogo em Logística 

Tecnólogo em Marketing 

Tecnólogo em Processos Gerenciais

domingo, 29 de novembro de 2015

Sai a lista dos aprovados no vestibular de verão da UCPel


Confira os nomes, o curso e o turno para o qual o candidato foi aprovado! 

A Universidade Católica de Pelotas divulgou no fim da tarde desta sexta-feira (27) a listagem dos candidatos aprovados no Vestibular de Verão 2016. 

A matrícula do curso de Medicina será no dia 1º de dezembro, das 14h às 16h, e a dos demais, no dia 08, a partir das 14h. A informação é da assessoria de imprensa da Universidade. 

Os cursos mais concorridos eram Medicina (com 22,2 candidatos por vaga), seguido por Odontologia (4,6 candidatos por vaga), Direito - Manhã (3,7), Psicologia (2,8) e Arquitetura (2,6). 

A relação de documentos necessários está disponível no Manual do Candidato, ucpel.edu.br/vestibular 

A segunda chamada será realizada oralmente, por ordem de classificação entre os presentes, no dia 02 de dezembro para o curso de Medicina e no dia 09 de dezembro para os demais cursos. 

O procedimento será feito no Auditório Dom Antônio Zattera, das 18h30min às 19h30min. 

A matrícula será realizada na mesma data e local. Confira o listão dos aprovados através do seguinte link:

http://www.ucpel.tche.br/htmlarea/midia/files/151127190500_Classificados-OrdemAlfabetica-listao.pdf












*Diário Popular

sábado, 28 de novembro de 2015

Cartas ao Papai Noel podem ser apadrinhadas


Em média mil pedidos estarão disponíveis nas agências dos Correios a partir desta  segunda-feira (30).

Um dos momentos mais esperados pelas crianças durante todo o ano é a chegada do Papai Noel.
Mesmo que muitas estejam inseridas em um contexto de vulnerabilidade, os sonhos com a presença do Bom Velhinho trazendo presentes na noite de Natal se mantêm vivos. No entanto, essa expectativa pode acabar frustrando algumas crianças.
Com a finalidade de fazer um Natal mais feliz, a campanha Papai Noel dos Correios 2015 já está em atividade em todo o país.
As crianças fazem o pedido para o Papai Noel dos Correios através de uma carta escrita à mão. No papel os estudantes escrevem o presente que desejam ganhar e por que querem receber.
Depois, a escola encaminha as cartinhas para a agência, que se encarrega de fazer uma seleção - pedidos como aparelhos eletrônicos e alimentos não são aceitos.
O próximo passo é deixar os pedidos disponíveis para o apadrinhamento. Diferentemente dos outros anos, esta edição contemplará apenas as escolas da rede pública do município e do Estado.
Antes a campanha recebia cartas da comunidade em geral, mas a falha de comunicação na hora do preenchimento dos dados, como endereço e nome, dificultava o trabalho dos Correios no ato da entrega.
Deste novo jeito, o Papai Noel vai até as escolas inscritas para entregar os presentes para as crianças.
Além disso, o objetivo é incentivar cada vez mais a escrita e a leitura dos alunos.

Procure a Agência dos Correios mais próxima e informe-se.











*Informações Diário Popular

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Inauguração em Pinheiro Machado

Foto: Vanderleia Vieira
Um convênio firmado entre a Prefeitura de Pinheiro Machado e a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado vai garantir a implantação de uma Padaria Comunitária no Município, a ser inaugurada no próximo dia 10 de dezembro, às 17h, no prédio da Comunidade Católica Menino Jesus, que está situado junto aos bairros que concentram o maior número de pessoas que se beneficiarão do projeto. 

A Padaria Comunitária intitulada como “Pão da Vida”, prevê o desenvolvimento de ações que visam fortalecer, qualificar, capacitar, oportunizar e beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social. 

O Projeto faz parte do programa de governo da atual administração municipal e será destinado a pessoas inscritas no CAD Único. 

Após a seleção, turmas serão treinadas e a produção de pães terá como destino abastecer o setor de merenda das escolas e programas assistenciais. 

Sendo que na sexta-feira (27) uma comitiva formada pelo Prefeito e Vice-prefeito, Felipe da Feira e Ronaldo Madruga, o Secretário de Obras Afrânio Azambuja e os Parlamentares Paulinho Alves (PP), Rogério Moura e André Kisuco (PSB) estiveram no prédio que funcionará a padaria acompanhando a instalação dos equipamentos do local. 

Vale ressaltar que o Projeto foi elaborado durante a gestão do Deputado Luis Augusto Lara (PTB), quando esteve à frente da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul.

As dificuldades encontradas por aqueles em busca da carteira de motorista

O índice de reprovação no Estado para categoria B (apenas carros) era de 61,47% há cinco anos. Hoje é 67,73%. 

Ligar o motor do carro, colocá-lo em movimento, dirigir por determinado tempo e estacionar. Uma sequência de ações banais que muita gente executa sem pensar, todos os dias. Mas há um momento na vida de qualquer motorista em que isso não é assim tão automático: a hora de realizar o exame de direção. Nervosismo e insegurança são só alguns dos fatores que pesam sobre o candidato nessa hora.  
Segundo dados do Detran-RS, os índices de reprovação nas provas práticas da Carteira Nacional de Habilitação na categoria B (apenas para carro) são de 67,73%, segundo os dados até outubro. 

Entre 2010, o índice de reprovação no Estado era de 61,47%. Levando em conta apenas a região Sul do Estado, o crescimento foi de 57,75% em 2010 para 69,5% em 2015. A taxa é tão alta, que o Detran montou uma comissão para analisar esses dados e apontar suas causas. Atualmente, o grupo trabalha na elaboração de nova metodologia de análise, que leva em conta, por exemplo, quantas vezes o candidato já fez o exame e reprovou. Até outubro, última atualização divulgada, os índices de aprovação/reprovação eram baseados apenas na quantidade de exames feitos no geral, sem discriminar candidatos. 

Outras medidas, como a impossibilidade de que o aluno considerado inapto pelo instrutor fazer a prova, por exemplo, também estariam em estudo, embora ainda não tenham sido formalizadas. A realização do exame após a vigésima aula, mesmo sem preparo suficiente, é apontada como uma das principais causas dos números negativos nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). 

Para tentar entender o que leva a esses índices, vejam o que pensam alguns candidatos e os próprios aspirantes a uma habilitação. Mesmo que sejam apontadas muitas motivações para a não aprovação, todos parecem concordar em uma coisa: não é um processo fácil. 

*Questão vai além de aprovação/reprovação* 

De acordo com alguns Diretores de ensino dos CFCs, a questão desses índices não é simples. Há todo um processo e uma forma de encará-lo, que os números não são capazes de dar conta. Um dos principais pontos destacados é a ideia de que se está pagando para ter uma habilitação e não para passar por um processo de preparação para estar habilitado a conduzir um veículo. 

Existem muitos alunos, quando compram o pacote, que inclui as 20 aulas práticas mínimas exigidas na Legislação, imaginam que é impossível que essas aulas não sejam suficientes para aprender. É um erro. A realidade é que só uma minoria consegue estar preparado apenas com essas horas mínimas determinadas na legislação. Há casos em que, nessa etapa, os alunos ainda não tenham sequer o controle do veículo. 

Os Diretores reconhecem que a questão econômica pesa bastante para que essa ideia (de que o mínimo é suficiente) prevaleça. Já partindo de um custo alto - não sai por menos de R$ 1,2 mil -, o processo todo pode acabar saindo bem mais caro, conforme a necessidade de novas aulas ou outras provas. "Depende do que o estudante vai render ao longo do processo, alguns com mais facilidade já conseguem evoluir bem nas primeiras aulas, mas são minoria". 

*Importante não queimar etapas* 

Todos aqueles que já passaram pela experiência de aprender a dirigir conhecem a dificuldade inicial de receber uma série de informações novas e coordená-las enquanto tenta domar uma máquina com a qual não está acostumado. Segundo o diretor de ensino do CFC, é nesse momento que muitos acabam cometendo um erro que vai influenciar diretamente no desempenho nos exames práticos. Ansiosos para encararem logo as vias, muitos alunos acabam não encarando as bases iniciais com a importância que têm. 

É no estágio inicial em que o instrutor ensina a utilização dos pedais e a "sentir" o funcionamento do motor que estaria a chave para uma das competências consideradas mais importantes: dominar o veículo. "Ter total controle sobre o carro talvez seja responsável por 80% do resultado que o aluno vai ter depois", defende Costa. Ainda assim, percebe que muitos fazem comparação com conhecidos, que com algumas aulas já estavam indo para o percurso, e acaba pressionando o instrutor para irem para o trânsito. 
*Aprender para dirigir em qualquer local* 

Outro ponto destacado, é a crença, errada de que o aluno deve aprender apenas no percurso de exame. Explicam que isso sequer é possível, uma vez que o avaliador, na hora da prova, pode levar o candidato por quaisquer vias, desde que com as características estabelecidas na Legislação. "Muitos reclamam do tempo em que andam no centro da cidade, por exemplo, e chega ao final do processo com despreparo, já que qualquer situação diferente do que vivenciou vai prejudicar", argumentam. 

O local onde fazem as aulas não é preponderante para reprovação ou aprovação. A escolha do percurso da prova é feita de acordo com critérios estabelecidos pelo Detran, como via ter boa sinalização e circulação de veículos e o percurso só é, mais ou menos, estimado, porque os testes duram entre 10 e 15 minutos, mas o avaliador pode escolher diversos percursos diferentes. 

*Com a palavra, os candidatos* 

Além dos adesivos identificando os veículos de auto escolas, não é difícil reconhecer quando o motorista está em processo de habilitação. Existem locais adequados onde normalmente acontecem a maioria das aulas práticas, por todos os lados há automóveis conduzidos de forma ainda insegura, sem pressa. Nessa etapa, todos são considerados aprendizes, mas também candidatos. Em algum tempo estarão com um avaliador desconhecido sentado no banco do carona e fazendo anotações em uma planilha. 

A estudante Dafne Schwanke, 20 anos de Pelotas, ainda não passou pela prova, mas já tem certeza de que as 20 aulas mínimas não serão suficientes para a aprovação. Estava na décima quinta aula quando conversou com a reportagem e já falava em marcar mais. "Só vou pra prova quando tiver certa de que tenho condições de passar, não quero arriscar", explica. Há poucas aulas, começou a treinar baliza e acha a parte mais difícil. Pegou pouco o carro no centro também. 

Quem tem a missão de orientar Dafne no processo rumo à CNH é o instrutor Eduardo Sertorio. Ele concorda com a decisão da estudante. "A reprovação diminuiria muito se o candidato fizesse a prova só quando se sentisse seguro, pois para quem chega na autoescola sem noção alguma de direção, 20 aulas não são suficientes". Ele conta que para alguns alunos nem é preciso falar para fazer mais aulas, pois ele mesmo vê que precisa. Outros, no entanto, querem tentar a sorte, principalmente por causa do dinheiro investido. 

Para o colega de Sertorio, Everson Pereira, instrutor há nove anos, há ainda outros fatores. Hoje em dia os jovens não têm mais habilidade com as coisas manuais, reflexos de uma infância muito diferente daquela de décadas atrás. "Pode parecer uma bobagem, mas penso que aquelas brincadeiras de antigamente, com carrinhos e outras coisas, na rua, davam mais habilidades, ajudavam a ter noção de espaço". 

O também estudante Arthur Castro, 20 anos também de Pelotas, não enfrentou essa dificuldade. Passadas as aulas exigidas para marcar o exame, foi considerado apto pelo instrutor a partir para a prova. Embora dirija já com segurança e faça as manobras sem dificuldade durante as aulas, o jovem tenta pela terceira vez a aprovação. Para ele, a questão psicológica o prejudicou. "Nunca tinha tocado em um carro e aprendi tudo aqui, mas na hora da prova a coisa é diferente", confessa. Para não perder a prática adquirida, marca aulas entre as provas e procura trabalhar a questão emocional. 

Para a instrutora Cibele Oliveira, no ramo há sete anos, são muitos os fatores que influenciam na evolução do aluno na hora da prova. Idade, tranquilidade e, até mesmo, determinação. "É importante saber que aprender é uma coisa, mas que passar é outra situação, porque não adianta só saber, tem que estar tranquilo, decidido". Precisa prática, também. Cibele brinca que a maioria gosta de fazer provas, mas não marca aulas de reforço. "Tem que ver o que realmente se quer, passar na prova ou aprender a dirigir", conclui.






*Por: Vinícius Waltzer - Diário Popular

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Semana de Promoções no Parada Lanches, aproveite

Essa Semana também tem Promoções e Sabores Exclusivos 

Que só O Parada Lanches Faz Para Você ! 

Tele - entrega: 3248-1059 

O Trailer do Parada em frente a Multimóveis, está esperando você com lanches e pizzas saborosos é só ligar para 3248-1791 

Com tele - entrega! 

Aceitamos todos os cartões.

Rogério Moura pede melhorias em estrada que liga ao Gaya Parque


Mais uma temporada de piscinas se inicia no Park Gaya em Pinheiro Machado.

O Park fica localizado no Curral das Pedras, a cerca de sete quilômetros do centro de Pinheiro Machado.

Assim na Sessão Plenária  de terça-feira (24) o Vereadores do PSB Rogério Moura e seu colega de Bancada protocolaram indicação solicitando que seja feita melhorias na estrada da China Inocência que dá acesso ao parque e a diversas chácaras localizadas na região.

A justificativa busca dar suporte aos visitantes do Gaya.

“Tal solicitação se faz necessária tendo em vista que a estrada mencionada no verão é bastante movimentada, tanto por moradores locais como por visitantes que buscam no Parque Gaya uma forma de divertimento e lazer”, frisou.

O Gaya Park é responsável por alegrar os amantes de aventura. Desde 2013 o local recebe turistas de todo o Rio Grande do Sul em busca de lazer. O parque oferece piscina para adultos e crianças, uma tirolesa com 650 metros de percurso, camping com churrasqueira e rapel com agendamento prévio.

Trilhas ecológicas a cavalo ou a pé também integram as atividades disponíveis, além de um tradicional café colonial.


Solicitou o envio de pedido de informação à empresa Anatel. O pedido visa buscar esclarecimentos da empresa em relação à instalação de uma Rádio Comunitária em Pinheiro Machado.

“Queremos uma justificativa por tamanha demora na instalação e uma rádio em Pinheiro Machado. Pois sabemos que uma empresa ganhou o processo para instalar a rádio aqui e até hoje nada ocorreu. Há muito tempo a comunidade espera, e vimos que tal instalação é um progresso”, justificou o Parlamentar.

Rogério fez questão ainda de frisar que hoje, mesmo não sendo do município, a Rádio Nativa FM, tem muitos apoiadores de Pinheiro Machado, o que mostra que a comunidade é adepta ao meio de comunicação.


Parabenizando o professor Jackson Cabral, a Diretora Giovana da Rosa Petzinger, as atletas da Escola Manoel Lucas Prisco e o atleta representante da Academia Saúde Vital Juliano Goulart pelo reconhecimento recebido na Câmara Municipal através das conquistas obtidas em 2015.


Na sequência o Parlamentar parabenizou também a Ordem DeMolay Guardiões da Luz pela realização de mais uma Edição da Batalha Estudantil no município onde declarou ter muita honra de ser tio dos mesmos e disse que estará sempre a disposição.

Rogério frisou que homens corretos devem cada vez mais marcar seu espaço, principalmente dentro da política.

Citando as ações que estão sendo realizadas por meninos no município visando combater o uso das drogas, dando o exemplo do jovem Natanael Pacheco que recentemente protocolou na Casa Legislativa um pedido para que o uso de cigarro e bebidas alcoólicas fossem reavaliados nas proximidades de instituições de ensino do município.


Rogério informou que no sábado, 28 de novembro, estará participando em Pelotas de uma interiorização do Partido Socialista Brasileiro (PSB), na companhia do colega André Kisuco e da Assessoria do Partido onde entregará aos Deputados moção de apoio visando a permanência do Posto da Policia Rodoviária Federal em Pinheiro Machado.

Por fim agradeceu em nome de sua família pela lembrança da Casa Legislativa, e também do Vereador Dado, pela aprovação do Projeto de Resolução nº 08/2015 que deu denominação oficial à Sala das Comissões da Câmara Municipal de Vereadores de Pinheiro Machado com o nome de Laudelino Cunha de Moura.

Rogério disse que é muito gratificante a homenagem e que toda família concorda com a mesma e se colocou a disposição da Casa Legislativa para auxiliar na implantação do Projeto de Resolução.

















*Blog PDB 40

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Hoje é dia da "PIZZA" no Parada Lanches

Quarta é o Dia da PIZZA no Parada Lanches, você não vai ficar de fora, vai? 

Média  R$ 18,00  e a  Grande R$  20,00

Essa Semana também tem Promoções e Sabores Exclusivos 

Que só O Parada Lanches Faz Para Você !

Tele - entrega:  3248-1059


O  Trailer do Parada em frente a Multimóveis, está esperando você com lanches e pizzas saborosos  é só ligar para 3248-1791 com tele - entrega!
Aceitamos todos os cartões.
 





Desemprego atinge maior taxa da série que começou em 2012

No trimestre anterior, o índice estava em 8,3%, já de julho a setembro do ano passado a porcentagem estava ainda em 6,8%.

O desemprego no país alcançou 8,9% no terceiro trimestre (julho, agosto e setembro) de 2015, informou nesta terça-feira (24) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

É a maior taxa da série iniciada em 2012. No trimestre anterior (abril, maio e junho), o indicador estava em 8,3%. 

Os dados divulgados, que fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Trimestral (Pnad Contínua), indicam que a população desocupada no Brasil chegou a 9 milhões de pessoas. 

A população ocupada, no terceiro trimestre, corresponde a 92,1 milhões de pessoas. 

A pesquisa indica, ainda, que cerca de 35,4 milhões de pessoas tinham, no terceiro trimestre, carteira de trabalho assinada no setor privado. 

No terceiro trimestre do ano passado a taxa de desocupação foi 6,8%. 

A Bahia foi o estado que teve a maior taxa de desocupação (12,8%) e Santa Catarina a menor (4,4%). 

Entre os 27 municípios das capitais, Salvador registrou a maior taxa de desemprego (16,1%) e o Rio de Janeiro a menor (5,1%). 









*Fonte: Agência Brasil

Encontro Estadual de Olivicultura inicia hoje em Bagé

O RS tem a maior área de cultivo de oliveiras e é o maior produtor de azeites e azeitonas do país. 

Bagé será palco do primeiro Evento Estadual com foco na Olivicultura. 

Técnicos, produtores de mudas, olivicultores, comerciantes, agrônomos, professores e estudantes de agronomia, além de interessados no tema, se reúnem hoje  e quinta-feira dia 26,  para o Encontro Estadual de Olivicultura, que ocorre no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza. 

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Tailor Garcia, hoje o Rio Grande do Sul tem a maior área de cultivo de oliveiras e é o maior produtor de azeitonas e azeites no Brasil. 

“A olivicultura está presente em 50 municípios gaúchos. No Estado, temos seis indústrias extratoras, e só a produção do RS já é suficiente para atendê-las. 

O azeite produzido aqui já é vendido em seis estados brasileiros, e o mais importante: ele é todo classificado como extravirgem, ou seja, possui ótima qualidade”, diz o agrônomo sobre o panorama da atividade no RS. Em 2015, foram colhidos 89.347 quilos de azeitonas e produzidos 11.141 litros de azeite no Estado. “A área plantada vem crescendo muito. 

Em 2002, eram apenas seis hectares, hoje já são 1.670. Por isso a importância de eventos que discutam a olivicultura, tecnologias de produção e possibilitem a troca de experiências entre participantes e palestrantes sobre assuntos ligados à atividade”, ressalta Garcia. 

Segundo o técnico da Emater/RS-Ascar, a Metade Sul tem um ótimo potencial na atividade. “De acordo com o zoneamento agroclimático de oliveiras, temos o melhor local para a plantação. Isso se dá devido ao fato de estarmos entre os paralelos 30 e 45, assim como a região mediterrânea, responsável por 95% da produção mundial de azeites”, explica ele. 

O Evento também aborda a olivicultura no Uruguai, com palestrantes do país vizinho. 

“Acredito que será muito interessante ouvir sobre o comportamento das variedades de oliveira e os fatores que definem a alternância da produção da cultura”, afirmou Garcia, que é um dos coordenadores do evento. 

A  entrada é  franca e é uma promoção da Emater/RS-Ascar, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Prefeitura de Bagé, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Embrapa. 

Mais informações sobre o Encontro Estadual de Olivicultura podem ser obtidas na Prefeitura de Bagé pelos telefones (53) 3242-1798 e (53) 9943-5073. 

Programação 

Quarta 8h30min - Inscrições 9h - 

Abertura oficial 9h45min - Situação da olivicultura no RS - Engenheiro agrônomo Tailor Garcia, Emater/RS-Ascar 

10h15min - Programa Estadual de Olivicultura - Engenheiro agrônomo João Paulo Lipp, Câmara Setorial de Oliveiras da Seapi 

11h - Situação da olivicultura uruguaia - MSc Paula Conde, Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria, Las Brujas 

12h - Almoço 

14h - Fatores que definem a alternância e práticas de manejo - Doutora Mercedes Arias, Universidade del Uruguay 

15h - Resultados de pesquisas da Embrapa Clima Temperado - Doutor Enilton Coutinho 

16h - Comportamento das variedades no Uruguai - MSc Paula Conde, Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria, Las Brujas 

17h - Encerramento 

Quinta-feira 

9h - Saída do Complexo Cultural Dom Diogo para a visita técnica aos olivais e à indústria de azeites Batalha (Pinheiro Machado/RS) 

12h - Almoço de encerramento





*Diário Popular

Neste sábado dia 28 haverá o "Bazar da APAE"

O Bazar da APAE será neste sábado dia 28 em frente ao Teatro Municipal a partir das 17h... 

Haverá artigos de decoração, roupas, calçados, acessórios que foram arrecadados pelo Grupo de Danças da Academia Diego Houwes de Dança de Salão no domingo dia 15 de novembro em um Evento na frente da Loja Multimóveis. 

Também contará com várias atrações. 

Será um final de tarde bem agradável, com comidas doadas pela comunidade para serem vendidas também.

Participe!

A APAE de Pinheiro Machado precisa de sua ajuda!

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Escolinha de Futsal Pinheirense participará de Torneio em Bagé neste fim de semana

Em  una parceria entre a SMEC e o DAS, a Escolinha de Futsal Pinheirense irá participar de um Torneio entre Escolinhas,  com a Escolinha do Bira , da cidade de Bagé  no  dia 29/11  a partir das 9 horas até as 17:00  horas na Escola Arnaldo em frente ao Militão . .


Nas categorias:
Iniciação 2006/07

Pré mirim 2004/05

Mirim 2002/03

Infantil 2000/01

Região pode ganhar novas Emissoras Comunitárias


O Presidente da Associação Rio-grandense de Emissoras de Rádio e Televisão Comunitárias (Aracom), Lauro Pacheco, confirmou, em evento realizado na sexta-feira passada, em Pelotas, que novas emissoras comunitárias podem entrar em operação na Região da Campanha. 

Mesmo sem citar os locais de instalação, frisou que a medida deve abranger municípios até então não contemplados. 

A manifestação de Pacheco ocorreu durante evento promovido pela Aracom, na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul. Presente na atividade, o secretário-geral de governo de Aceguá, Fábio Pintos, e o Vereador Reovaldo Rodrigues, presenciaram a fala. 

A expectativa, é claro, é de que a Princesa da Fronteira seja uma das cidades beneficiadas com emissoras comunitárias. 

Atualmente, no Rio Grande do Sul, chega a 530 o número de emissoras, entre rádios e televisões comunitárias, isso conforme a própria Aracom. 







*Folha do Sul - Bagé

Ney Matogrosso estará hoje em Pelotas no Teatro Guarany

A apresentação dos Secos & Molhados no Maracanãzinho, em 1974, serve para entender aquilo que, por muito tempo, Ney Matogrosso, com show marcado para hoje no Theatro Guarany, em Pelotas, é organizado pela Tri Produções, entendeu como dupla personalidade: é de menos de um segundo para o outro que ele deixa de estar parado para estar rebolando e é de menos de um segundo para o outro que ele parte de uma voz berrante para a serena entonação que dá ao verso “minha alma cativa” ao final de Sangue latino. 

Não há conflito, pois, entre estas duas metades de um mesmo espírito. Talvez porque ambas correm para o mesmo lado: o da liberdade. João Ricardo e Gerson Conrad já contavam com material suficiente para ser apresentado publicamente, ao que foram convidados a tocar em um espaço underground de São Paulo. 

Apesar dos pontos positivos de uma apresentação ainda amadora, sentiram a necessidade de encontrar um lead singer que abrilhantasse os anteriormente compostos vocais do grupo até então chamado Eric Expedição. 

Foi aí que Luli, cantora e compositora carioca - autora de O vira, diga-se - mencionou um ator dono de voz “belíssima e rara”. Não foram muitos os contatos necessários para que os dois soubessem estar diante do intérprete que almejavam. 

“Ele não apenas possibilitou que a harmonia entre as vozes fosse lapidada, como contribuiu também para que a performance e a presença de palco se tornassem elementos marcantes no grupo”, disse Conrad no livro Meteórico momento, biografia por ele escrita acerca de um dos grupos mais fulminantes da música brasileira. 

Foram dois discos lançados com o Secos & Molhados até que, serenamente, como na maior parte de sua vida, Ney anunciou que estava se desligando do projeto por motivos que ele explica na entrevista exclusiva que o leitor do caderno Estilo tem acesso a seguir. Bola pra frente, a vida e a arte não respeitam paradas e logo no ano seguinte, 1974, Ney lançou seu primeiro disco solo, Água do Céu - Pássaro. 

A música vinha embalada em capa de papelão cru, com o cantor pintado, vestido com pelos de macaco, chifres e pulseiras de dentes de boi. A recepção em meio à ditadura militar não foi positiva. Considerou-se o resultado, veja só, “extravagante demais”, resultando em vendagem inexpressiva. 

Não adiantou muito e parece que se mais força fosse colocada contra a paz de Ney, o cenário também não seria alterado: mais de quatro décadas se passaram e, aos 74 anos, o intérprete continua sendo pedra - e que grande pedregulho - no sapato engraxado dos caretas, grito no ouvido do conservadorismo.






* Por: Leon Sanguiné - Diário Popular

Em carta, Diógenes Basegio (PDT) renuncia ao mandato na Assembleia Legislativa

Parlamentar responde a processo ético disciplinar por quebra de decoro por ter contratado funcionária fantasma. 

O Deputado Diógenes Basegio (PDT) entregou no final da manhã desta segunda-feira (23) a carta de renúncia ao cargo na Assembleia Legislativa. 

A carta de renúncia será lida no início da sessão plenária de terça-feira, no período de expediente. 

Na sequência, aberto o processo de votação, entrará em pauta o projeto de resolução da Casa que prevê a cassação de mandato do pedetista. 

Com isso, somente na quarta-feira, com a publicação da renúncia no Diário Oficial da Assembleia, Basegio deixará oficialmente de ser Deputado Estadual. 

Na mesma edição de quarta-feira, o Diário Oficial da Casa pode trazer impressa a cassação de mandato de Basegio, caso essa seja a decisão do Plenário. 

No parlamento, Basegio responde a processo ético disciplinar por quebra de decoro por ter contratado funcionária fantasma e ter se omitido diante de suspeitas de irregularidades em seu Gabinete.












*Diário Popular

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

LIVE - Professional School

Está chegando o Natal e a Live tem uma promoção perfeita para você, você se matricula em um Curso e ganha outro. 

Não perca esta chance, vem pra Live! 

Rua Barão do Rio Branco, 889  - Pinheiro Machado

Telefone: 3248-1475

Centro Espírita Amigos da Paz em parceria com alunas do Curso de Enfermagem do SENAI promovem visita ao Asilo

Fotos: Niaia Sarubbi

A tarde de domingo  dia 22  foi diferente no Asilo de nossa cidade! 

As estudantes  do Curso Técnico de   Enfermagem do SENAI  Bagé e os membros do Centro Espírita Amigos da Paz fizeram uma visita ao Asilo Municipal.

Sob a Coordenação da Professora Eliane Chesini do SENAI de Bagé , as alunas Michele, Nathiélen e Silvana  do Curso de Técnico em Enfermagem, concluíram  seus  TCCs.

As alunas do Curso promoveram atividades lúdicas com os Idosos, com  muita descontração a tarde foi de alegria a todos que ali moram. 

É aprendizado pra qualquer um, vale a pena e, com certeza, iremos voltar, afirmam as alunas e os membros do Centro Espírita Amigos da Paz que tem como sua Presidente Édia Corrêa e Vice- Presidente Inês Farias .






Batalha Estudantil do Capítulo Guardiões da Luz 826 em Pinheiro Machado RS

Fotos: Marco Balinhas

Aconteceu neste sábado, a Batalha Estudantil no Teatro Municipal Ludovico Pórzio em Pinheiro Machado. 

O Evento é idealizado desde 2013 pelo Capítulo Guardiões da Luz – Ordem DeMolay, e busca ser diferenciado para os estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de Pinheiro Machado. 

O mesmo foi uma  parceria da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) e da FURG, onde o Ensino Superior é esclarecido para os estudantes em uma palestra, que ocorre junto ao Evento. 

Foram vencedores desta Etapa os alunos do Ensino Fundamental  Mauro Luiz Borges Silveira, Ana Carolina Lopes Peraça e Caroline Tavares, levaram  para casa 01 notbook, 01 smartphone, além de uma premiação especial.



Perdas municipais serão novamente consideradas pelo TCE

Folador, Ziulkoski e as técnicas do Tribunal de Contas do Estado
Órgão que examina contas das prefeituras prometeu ter sensibilidade com queda na arrecadação e atrasos de repasses. 

Os Prefeitos gaúchos contarão com a sensibilidade do Tribunal de Contas (TCE) para o encerramento de mandato. 

O órgão fiscalizador reconhece queda na arrecadação e atrasos de repasses e promete levar novamente em consideração os prejuízos municipais na análise das contas das prefeituras. 

"Tivemos perdas de receita que não foram provocadas por má gestão. Queremos que o Tribunal considere esse déficit na hora de julgar as contas das prefeituras", defende o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador. 

O Prefeito do Município que encerrar o ano com despesas não quitadas pode ser apontado pelo TCE por improbidade administrativa, que entre outras penas acarreta em multa, ficha suja e inelegibilidade. 

O assunto foi tema de Assembleia Geral da Federação, realizada na terça-feira (10/11), na sede da entidade. Na ocasião, duas representantes do TCE participaram do encontro e apresentaram um discurso que tranquilizou os gestores municipais.

"Conseguimos mudar o enfoque da atuação do Tribunal de Contas", afirmou a supervisora de contas municipais do TCE, Maria Luiza Reginato, que esteve acompanhada da auditora pública externa Luciana Mendes. 

Segunda Maria Luiza, as Prefeituras devem utilizar os relatórios financeiros da Famurs para comprovar as perdas. 

É possível enviar cópia de convênios, atas e informações detalhadas sobre os prejuízos dos municípios nas áreas da saúde, assistência social e transporte escolar. O prazo para o envio dessas informações é 31 de janeiro de 2016. 

Elas também ouviram relatos de prefeitos que alegaram dificuldade para encerrar o mandato com os pagamentos em dia. "O TCE precisa criar mecanismos que evidenciem claramente os créditos dos municípios", ponderou a prefeita de Cristal, Fábia Richter. 

Segunda ela, a dificuldade para fechar as contas desencadeou até problemas de saúde no contador do município. Já o prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn, conta que o mesmo motivo provocou depressão no secretário municipal de fazenda. 

O Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, esteve na reunião e defendeu que os prefeitos não tenham tratamento diferenciado. 

"Os Governadores do Estado do Rio Grande do Sul, de todos os partidos, sempre maquiaram os investimentos em saúde e nunca foram punidos. Se fosse um prefeito, já estaria preso", reclamou. 

Em dezembro, o TCE promove um curso de capacitação para contadores realizarem a prestação de contas. Prejuízo dos município supera R$ 1 bilhão. 

Os municípios gaúchos deverão encerrar 2015 com perdas que superam R$ 1 bilhão. Somente pela queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), as prefeituras gaúchas deixarão de receber R$ 776 milhões neste ano. Outro motivo que preocupa os gestores é a dívida do Estado na área da saúde. 

São pelo menos R$ 300 milhões que o governo não repassou aos municípios. Também há atrasos nas áreas de assistência social e transporte escolar. TCE já considerou perdas em 2014 A medida do TCE não é inédita. 

Os balanços de 2014 já foram examinados com esse critério. Em janeiro deste ano, o diretor de controle e fiscalização do TCE, Léo Arno Richter, participou de Assembleia Geral e assegurou que ausência de repasses não seria motivo para punição. 

"Fiquem tranquilos que nenhum município será penalizado por conta de atrasos do governo estadual ou federal", garantiu. "O importante é que o Tribunal seja informado a respeito e que não reste dúvida sobre os valores", falou aos Prefeitos.









*FAMURS

Pinheiro Machado não renovará contrato para transporte escolar com governo do Estado


O município de Pinheiro Machado foi um dos tantos no Rio Grande do Sul que optou por não renovar o contrato com o governo do Estado para o transporte de estudantes que realizam o Ensino Médio. 

A decisão foi firmada após uma reunião dos prefeitos da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) com representantes do governo do Estado, onde foi tratada a queda de arrecadação dos municípios e que o valor pago por aluno não cobre as despesas com o mesmo. 

Aproximadamente 70 alunos pinheirenses serão atingidos pela decisão. Atualmente, eles são levados para as escolas de ensino médio General Hipólito Ribeiro e Carmosisa Vaz Guimarães, em Piratini. 

A Secretária de Educação de Pinheiro Machado, Professora  Marilete Peres, explica que o município recebe do Estado aproximadamente R$ 7.800, mensais para o transporte de alunos, tendo um gasto na casa dos R$ 50 mil. 

O déficit causado por esse ônus tornou a manutenção do convênio insustentável segundo a gestora. Ela explicou que a decisão foi do prefeito José Felipe da Feira (PTB), em acerto com a FAMURS. 

 “A obrigação do município é com a educação infantil e ensino fundamental. 

O Ensino Médio é responsabilidade do Estado, então estamos devolvendo essa incumbência para ele. É algo que nos entristece, mas já fomos inclusive apontados pelo Ministério Público por estar investindo em uma área que é de competência do Estado”, justificou Marilete.

Foto: Tainã Valadão








*Por Tainã Valadão em Jornal Tradição

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

178 anos da Corporação da Brigada Militar

Fotos e Texto: Site  da Brigada Militar de Pinheiro Machado

Foi criada em 1837 com a denominação inicial de Corpo Policial da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, passou a denominar-se Força Policial em 1873.  A partir da Proclamação da República no Brasil, em 1889, intitulou-se Guarda Cívica. Alguns anos mais tarde, em 1892, recebeu as denominações: de Corpo Policial, Brigada Policial, novamente Guarda Cívica e, finalmente, Brigada Militar. 

Tem como patrono o coronel Affonso Emílio Massot, oficial de grande destaque ao longo de sua trajetória. Desde a sua criação, a Corporação passou por inúmeras revoluções históricas do país, como a Revolução Federalista (1893 a 1895), Revolução Assisista (1923), e as revoluções de 1924 (em São Paulo), 1926 (em Santa Catarina e no Paraná), 1930 e 1932 (no Rio Grande do Sul e em São Paulo). Após a revolução de 1932, e mesmo a Brigada Militar já desempenhando missões mais voltadas à Segurança Pública, participou ainda de outros movimentos (Estado Novo, em 1937, Legalidade, em 1961, e a Revolução de 1964). 

A partir de 1935, em decorrência da Constituição Estadual da época, a atividade policial passou a ser competência exclusiva do Estado: a Guarda Civil e a Guarda de Trânsito passaram a fazer o policiamento ostensivo na capital, enquanto a Brigada Militar assumiu o policiamento no interior. 

Em meados de 1950, a Corporação passou a preocupar-se em organizar formas de policiamento adequadas a locais e objetivos específicos, originando-se o Policiamento Rural Montado. Nesse período surgiu também o Policiamento Urbano, com emprego de policiais militares em duplas, que passaram a ser conhecidas como “Pedro e Paulo”.

Em 1968, a Brigada Militar passou a executar, com exclusividade, as atribuições de policiamento ostensivo. O texto constitucional de 1988 atribuiu à Corporação as atividades de polícia ostensiva, de preservação da ordem pública, de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento, e de defesa civil. 

De uma origem com características totalmente bélicas, ao longo do tempo, e acompanhando as evoluções da sociedade, a Brigada Militar se atualizou e ocupa hoje um lugar de importância social imensurável. 

Foi na tarde de quarta (18) a solenidade comemorativa aos 178 anos de criação da Corporação da Brigada Militar de Pinheiro Machado, onde foram homenageados servidores que se destacaram no cumprimento de seus deveres e que prestam serviço a comunidade Pinheirense. 


O Evento contou com a presença do Prefeito Municipal Felipe Feira, dos Vereadores Paulinho Alves (PP), que no ato representou o Legislativo Municipal,  Andre Kisuco  (PSB) e diversas autoridades do Município. 

Na oportunidade aconteceu emocionante inauguração da Pista de Trânsito para Educação Infantil, onde foi feita uma homenagem ao Soldado Marcos Corrêa Lucas, assassinado 3 de agosto deste ano, após ter reagido a um assalto em um supermercado na capital. 


Marcos era Policial Militar nascido em Pinheiro Machado. 
Foi com muita emoção que os pais, Sari Godinho Lucas e Inês Lucas, descerraram a Placa em homenagem ao filho.



7ª Edição do Dance a2

Fotos: Lorem Pinto Ferreira

Foi na noite de sábado dia 14 de novembro a 7ª Edição do Dance a2 no Clube Luz e Ordem.


Nesta Edição ocorreram  apresentações  do Grupo Baila Comigo, com  Carol Portela e Renan Brião de Bagé.
 
Os dançarinos eram todos da cidade de Bagé.

E vem aí a 8ª Edição com uma programação toda especial, pois será a "Festa  Especial de Aniversário"  de 02 anos da Dança de Salão em Pinheiro. 

Contará com várias atrações e muitas surpresas, entre elas  salgadinhos  no valor do ingresso e  muito mais.

Você não pode ficar fora desta Festa que já está em sua 8ª  Edição, participe!

Confira algumas fotos da 7ª Edição:



Carol Portela e Renan Brião, Grupo Baila Comigo de Bagé


 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Best Buy Printable Coupons