Ação voluntária de limpeza e recuperação do prédio do antigo Hotel da Luz.
Acontece nesta sexta-feira (29/04) a partir das 8 horas, esquinas Ruas Humaitá e Nico de Oliveira, em frente ao Sindicato Rural de Pinheiro Machado
O esforço conjunto e voluntário de limpeza e recuperação do antigo Hotel da Luz, no município de Pinheiro Machado, no Sul do Estado. Chamada de “Mutirão Marco Zero”, a iniciativa pretende evoluir para a posterior destinação do edifício, construído em estilo eclético em 1937 e abandonado há cerca de uma década.
Também é intenção do movimento sensibilizar a população e as autoridades para o importante patrimônio arquitetônico do município, que é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul e tem traçado regular e planejado, com construções remanescentes do século XIX e do início do século XX.
A arquiteta Eulália de Souza Anselmo, uma das voluntárias mobilizadas, informa que a ação a ser desenvolvida nesta sexta-feira começará às 8h e se estenderá até 16h30.
Nesse período, ocorrerão a varrição do prédio, a retirada da vegetação que invadiu o seu interior, a lavagem de paredes externas e internas e aplicação de uma demão de cal virgem.
Também será feito levantamento da situação de paredes, pisos, tetos internos e telhados, e um inventário de equipamentos como trincos, taramelas e adornos.
Surgido espontaneamente dentro de um esforço de valorização do município, chamado de “Promover Pinheiro” – este, com suporte de organizações como a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais Brasileiras (CACB), o Sebrae e o Grupo Votorantim
– o Mutirão Marco Zero atraiu também o apoio e a participação dos sindicatos patronal e de trabalhadores rurais, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.
Em conjunto com os voluntários, estão sendo providenciados andaimes, fiação elétrica, vassouras, escovas, baldes, bacias, broxas, lixas e pincéis, carros de mão, pás, enxadas, água sanitária, detergente, cal – entre outros itens necessários.
Assessoria (voluntária) de Imprensa – Jornalistas Bernardo Duarte (14670/RS, fone 51 8182-5161) e Nikão Duarte (4429/RS, fone 51 8413-8028).
Bernardo Duarte, jornalista (14670/RS), fone 51 8182-5161, bernardo.s.duarte@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário