Luiza Rios se prepara às novas competições e não dará trégua nos treinos nem durante as férias de verão.
O peito ficou pequeno para exibir todas as medalhas. O sorriso ficou mais largo do que nunca.
A nadadora Luiza Rios encerra 2015 com muito a festejar.
Muito a projetar. A canguçuense, de 21 anos, estreou em provas oficiais e deixou as piscinas com quatro vitórias nos 50 Metros Livres. Ou seja: 100% de aproveitamento. E agora, para seguir no lugar mais alto do pódio e perseguir o sonho de chegar aos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, a jovem não se afastará totalmente dos treinos.
Nem durante as férias da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
“Acho estranho isso tudo estar acontecendo”, resume, com simplicidade. A mudança foi intensa, em poucos meses. No final de março, Luiza foi a Curitiba - no Paraná - e, logo na estreia, deixou a raia 3 e a Fase Regional Rio-Sul do Circuito Brasil Caixa Loterias com o gosto, especial, do primeiro ouro.
Em oito meses, foram mais três provas - todas de fases nacionais do Circuito Brasil de Natação - no Complexo Aquático do Ibirapuera, em São Paulo, e mais três primeiros lugares conquistados. E, o melhor: as braçadas estão cada vez mais velozes. O tempo já caiu 11 segundos.
Confiança e determinação
O treinador João Paulo Rodrigues interrompe as atividades, no Rio de Janeiro, revela otimismo e adianta: “Vou pegar no pé. Este foi um ano experimental. 2016 será o ano”.
Não há um índice técnico pré estabelecido para definir quem carimbará o passaporte às Paralimpíadas, em setembro. O momento, entretanto, é de simulações. Cálculos matemáticos. Percentuais.
Tudo para tentar cravar o cronômetro em marcas ainda melhores. A estimativa é de que para agarrar uma das vagas, Luiza precisaria baixar, pelo menos, mais dez segundos. “Ela consegue”, enfatiza.
E, em tom confiante, vai além: falta pouco para compor a Seleção Brasileira.
Os focos estão definidos: aprimorar a respiração e conter a ansiedade. Com uma certeza: o desempenho do primeiro semestre será fundamental para garantir a vaga. O próximo desafio já tem, inclusive, data marcada: será em abril. “Vamos treinar forte, para que ela esteja voando no ano que vem”, reitera Jotape. E, mais do que crescer como atleta, os novos desafios levam à evolução como ser humano - projeta. É um exemplo de superação que mexe com os conceitos de toda a sociedade.
Mais razões para festejar
Há outros motivos para celebrar e fechar o 2015 em alta.
Atualmente, Luiza conta com dois patrocínios: da empresa Condor Foods e das Farmácias Associadas que, juntas, respondem por passagens aéreas e hospedagem.
O deslocamento ao Clube Brilhante também deixou de ser dor de cabeça - como o Diário Popular havia mostrado em 19 de abril.
O transporte em uma Kombi garante o acesso e evita a preocupação com a circulação ou não de ônibus adaptados, nem sempre disponíveis no dia e horário dos treinos, que contam com o apoio do profissional Potiguar Borba, que recebe as instruções de Jotape e procura aplicar na piscina em Pelotas.
Uma estratégia de sucesso para alegria geral, de familiares, amigos e colegas.
*Diário Popular